A Baropodometria ou comumente conhecida como “Teste da Pisada”, é um recurso de alta tecnologia usado na avaliação postural de atletas e pessoas comuns, praticantes de esportes ou não. Tem como objetivo identificar as alterações adotadas pelo corpo através do contato dos pés, que geram patologias de diferentes tipos, ortopédica, traumatológica e/ou posturais. Com este exame, avaliaremos a distribuição do peso corporal em pontos distintos dos pés na estática e durante a caminhada
“Através de uma criteriosa avaliação postural, Osteopática e Baropodométrica, conseguimos identificar alterações no tipo de pisada e na distribuição do apoio plantar que resultam em queixas de dor e processos crônicos que vão de inflamações articulares, Tendinopatias e até hérnias de disco” - Pedro Koellreutter especialista em fisioterapia Traumato-Ortopédica e desportiva.
Por não ser somente uma simples avaliação, a Baropodometria aliada à visão postural e Osteopática, possibilita uma abordagem global no tratamento, corrigindo possíveis desvios rotacionais de quadril, joelho e tornozelo, melhorando a postura e evitando possíveis complicações articulares futuras.
Por se tratar de uma forma muito precisa de avaliação, o terapeuta experiente tem a perfeita condição de determinar características atléticas do indivíduo tais como: Atletas de corrida de velocidade possuem uma forma diferente de fazer o apoio durante a marcha em relação aos corredores de provas de resistência. Não existe uma forma correta de se pisar e sim, a forma que te propicia desempenhar suas atividades físicas sem gerar alterações posturais e dor. A prescrição da palmilha ocorre para diminuir essas compensações e ajudar no tratamento, melhorando o desempenho e prevenindo outras lesões
Pra a Fisio1, a indicação da palmilha postural proprioceptiva funciona como uma extensão do tratamento. É um recurso usado para manter o estímulo de correção sensorial ao paciente enquanto ele estiver realizando suas atividades cotidianas diariamente.
Tratar os pés como um dos principais captores de informação do meio externo é uma tendência extremamente atual. A partir dos dados gerados pela plataforma Baropodométrica e o resultado da avaliação postural feita pelo fisioterapeuta, são elaborados laudos com indicação ou não do uso de palmilhas. São utilizados componentes podais confeccionando uma palmilha apropriada para cada paciente, ajustando a pisada e tratando a disfunção postural através dos pés.