Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que utiliza o peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
A história de Joseph Hubertus Pilates, nascido na Alemanha em 1880, demonstra a importância da relação que se estabelece entre o corpo e a mente. Em sua infância, foi diagnosticado com asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em tornar-se fisicamente mais forte o levou a estudar diferentes formas de movimento durante toda sua vida.
Joseph Pilates dedicou-se ao fisiculturismo chegando a posar para cartazes de anatomia. Também chegou a ser mergulhador, esquiador e ginasta. Durante a 1ª guerra mundial, atuou como enfermeiro e desenvolveu exercícios baseados em fortalecimento muscular associado ao alongamento, para manter a si e aos companheiros saudáveis. Foi onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.
Em 1923, inaugurou seu primeiro Studio de Pilates em Nova Iorque, ao lado da esposa e enfermeira, Clara Pilates, onde começou a ver seus métodos repercutidos. Por conta de complicações pulmonares causadas por um incêndio na sua academia, Joseph veio ao falecimento em 1967 aos 87 anos, Desde então o método cresceu muito e hoje em dia não é mais usado somente como atividade física, mas também como reabilitação e tratamento postural para diversas patologias.
O Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
A definição de Pilates para o condicionamento físico ideal é: a obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias. Segundo Joseph Pilates: “em 10 aulas você sente uma diferença no seu corpo, com 20 aulas você percebe essa diferença e com 30 aulas você tem um corpo novo”.