Por mais de 25 anos, o método Kinesio Tapping foi buscando novos caminhos no campo dos esportes de auto rendimento, combate da dor e terapia física.
O método tem o princípio que os músculos não são somente necessários para o movimento, mas também influenciam na circulação sanguinea, linfática e na temperatura corporal. Quando esses músculos não funcionam bem, podem provocar uma série de lesões.
O desenvolvimento da técnica se deu a partir do estudo de um quiropraxista e acupunturista japonês na década de setenta, com a criação de uma fita com uma textura e elasticidade muito próxima do tecido humano. São como esparadrapos elásticos sem qualquer tipo de medicamento que ajudam no funcionamento dos músculos, sem limitar os movimentos do corpo.
A partir da colocação na pele se cria espaços em uma zona subcutânea onde se encontra outros vasos linfáticos iniciais e capilares, além de diversos receptores aferentes e eferentes.
Um dos mais importantes e proveitosos efeitos é a diminuição da dor por diminuição da pressão do tecido sobre a lesão e melhora da circulação. Para que possamos entender, após o trauma no corpo, o tecido afetado reage com um processo inflamatório. Forma se então um edema local que pressiona os tecidos ao redor. Esse aumento da pressão local transtorna a circulação sanguínea e impede a evacuação do edema através dos vasos linfáticos, aumentando a pressão dos receptores de dor no local da lesão.
A função descompressora do tapping diminui imediatamente a pressão sobre os tecidos, restabelecendo a circulação sanguínea e a drenagem linfática, favorecendo automaticamente o padrão de movimento fisiológico.
Principais efeitos:
Contra indicações:
Entre em contato, marque sua avaliação fisioterápica e inicie seu tratamento.